
Como você tem passado esses dias de quarentena? Como os acontecimentos tem afetado você? Como anda a sua ansiedade?
Do lado de cá, posso dizer que a semana passada não foi tranquila. Acho que a quantidade de informações na mídia, as pressões para ficar em casa e a culpa quando se precisa sair, fizeram com que eu me sentisse com medo do futuro.
O medo do futuro é apenas uma forma de colocar um outro tipo de sentimento, mais conhecido pelo nome de ansiedade.
Ansiedade é quando nossa mente está mais preocupada com o que vai acontecer; é como se algo ruim estivesse predestinado a ocorrer e isso provoca emoções diversas no corpo, podendo até nos paralisar.
As minhas soluções para lidar com a ansiedade
Nesses últimos dias, duas coisas tem me ajudado a superar essa ansiedade em que vivemos.
Não estamos sós
A primeira delas foi reconhecer que não estou sozinho. A ansiedade não é algo que me torna especial. Sou apenas mais um no meio de milhões de pessoas ansiosas.
Em meio a essa pandemia que estamos enfrentando, as coisas se tornam mais complicadas e ficamos mas ansiosos. Em meio a essa ansiedade coletiva há algo de bom. Não estamos sós.
Saber que não estamos sozinho nos conforta. Perceber que o outro tem a mesma dor que a gente, nos aquece a alma e fortalece os ânimos.
Afinal de contas, nada melhor do que uma alma para aquecer o coração da gente e espantar esse sentimento frio de sentir-se só.
Trazer a mente para o presente
A outra coisa que tem me ajudado na prática é meditar.
Meditar é algo que me traz a mente para o aqui e o agora. Livra-me da culpa do passado e liberta-me do medo do futuro, deixando-me livre para viver o presente.
A meditação livra-me da culpa do passado e liberta-me do medo do futuro, deixando-me livre para viver o presente.
Acho que a meditação é o meu caminho para liberdade e é com o sentimento cheio de gratidão por ter praticado que hoje digo que estou sem preocupações.
É isso mesmo… hoje eu não tenho preocupações, apesar do que acontece no mundo, apesar do medo que assola nossas casas e apesar do que futuro me reserva.
Hoje encontro-me tranquilo.
Sinto o amor das pessoas que amo, sinto o meu ser cada vez mais conectado com o universo e no momento não há nenhum problema que eu possa resolver.
Há problemas, mas não posso resolvê-los agora. E se não há nenhum problema que eu possa resolver agora, então não há problema.
É simples de mais, né?
É sim, mas é o jeito que estou refletindo, aprendendo e vivendo esses dias.
E quanto a você? Como estão os seus dias? O que tem feito?