Categorias
escritos Uncategorized

Cadê a inspiração? Diário do NaNoWriMo

Seguindo a promessa e os compromissos de escrita da semana do post de ontem, começo hoje a relatar minhas experiência com o NaNoWriMo e meus dilemas com a tal da inspiração.

Eu não acredito em inspiração para mim ela não é uma musa que surge do nada. Acredito que ela é uma musa a ser conquistada com muito esforço.

Em outras palavras, a inspiração vem é do trabalho.

A ideia não é minha. Ela foi dita ja faz tempo e vem sendo repetida pelo seu criador Charles Watson e seus seguidores.

Já que disse que não creio em inspiração, não vou dizer que ela me faltou hoje e por isso o andamento do NaNoWriMo não evoluiu. Espera chegar ao final do dia com no mínimo 3.000 palavras, mas a realidade foi be diferente.

Escrevi apenas 1.154 palavras.

Nanowrimo - gráfico do dia 20
Gráfico de produção do Nanowrimo (20/11/2017)

Faltou inspiração?

 

Eu adoraria dizer que faltou inspiração para escrever, mas isso é uma grande mentira. Pelo menos para mim. O que falou foi foco e trabalho. Principalmente o segundo.

Lembro que em outras edições do NaNoWriMo, quando começava a escrever e era transportado para um outro mundo, no qual eu não existia, apenas os personagens e o seus problemas. Este ano não tenho conseguido esse envolvimento com a trama ou com as personagens.

Talvez seja isso o que muitos escritores chamam de bloqueio criativo. Mesmo passando por esse dilema ainda estou reticente em crer que exista algo como isso.

Acho que o mesmo pensamento da inspiração também vale para o bloqueio criativo. Trabalhar é a resposta. Parece que para resolver um problema precisa comecar com outro. E acredito que seja isso mesmo e é o que espero testar e provar nos próximos dias.

Que com um trabalho focado, surgem ideias melhores e o que chamamos de inspiração surge diante de nós, mas não como uma aparição do nada, mas sim como uma conquista merecida.

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.