Categorias
boletim

boletim 1

introdução

já faz algum tempo que tenho a ideia e vontade de escrever algo sobre coisas que chamaram a minha atenção durante a semana. alguma descoberta, curiosidade ou notícia. é um boletim semanal com cinco tópicos, coisas ou curiosidades que despertaram minha atenção durante a semana. ele será enviado todo o sábado pela manhã, por e-mail para os assinantes, mas o texto ficará aqui no blog também. a escolha de ser sábado pela manhã é pela imagem que isso me remete. gosto de pensar na ideia dos meus dois leitores lerem o conteúdo no final de semana, enquanto bebem um café, chá ou um chimarrão.

(i) rubem fonseca

tivemos duas grandes perdas esta semana. Moraes Moreira, no dia 13 e Rubem Fonseca, no dia 15. o segundo tive mais “contato”. Lembro de ir buscar as obras dele na faculdade; lembro do Pereba (Feliz Ano Novo), das balas na parede, da linguagem e da violência. Rubem Fonseca não apenas me deu as chaves, mas abriu a porta de uma nova literatura para mim. uma literatura que não falava mocinhas e mocinhos dos séculos passados. uma literatura que falava comigo. agora, a obra dele também é do século passado, mas parece tão atual. segue  o link com lista de livros do autor na na amazon. merecem destaque  Feliz Ano Novo, O Cobrador e Lúcia McCartney.

(ii) corona vírus i

a novela do saí ministro, entra ministro terminou, mas não surpreendeu. particularmente, fiquei mais surpreso com o pedido de demissão do secretário do que com a demissão do ministro. já era esperado que ele fosse sair. alguém ainda duvidava? não sou um defensor do ex-ministro, mas concordo com os 64% da população (pesquisa data folha) que reprovaram a demissão. não era o momento. no fundo, a saída dele me parece que foi uma manobra política visando uma candidatura no futuro. agora é aguardar as cenas dos próximos capítulo e ver o que vai acontecer. espero que a vida seja priorizada em detrimento de outros interesses.

(iii) corona vírus ii

o governador do estado do Rio Grande do Sul manteve o isolamento até o final do mês para Porto Alegre e região metropolitana. a medida também previa a serra gaúcha, mas no dia seguinte cedeu a pressão dos prefeitos. entendo a necessidade de um equilibrio, mas também entendo que a vida deve vir primeiro. e parece que nesse quesito o comércio venceu a batalha. o que me preocupa com com flexibilização do isolamento é que o pessoal entenda como liberação geral. já temos muitas pessoas na rua e se continuarmos cedendo, vamos ter carnaval de inverno. o futuro não parece muito promissor.

(iv) economia donut

nem tudo está perdido. Foi noticiado que Amsterdã adotará a “teoria da rosquinha” como um modelo econômico. a fonte é do Valor Econômico. a teoria defende e sugere ideias para equilibrar as necessidades econômicas de uma comunidade com os seus recursos ambientais disponíveis. é uma espécie de limite ao desenvolvimento desnecessário e desenfreado. as ideias estão no livro Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. o livro entrou para minha lista de leituras do ano.

(v) yoga

o negócio mesmo é respirar e manter calma. um dica que tenho feito é sobre a prática de yoga. tenho curtido muito um aplicativo que o DownDog. o aplicativo tem alguns recursos interessantes, entre eles destaco a possibilidade de configurar o tempo da prática, tipos de intensidade e outras configurações. o melhor é que o aplicativo está de graça até o dia 1/5.

convites

  1. convido a todos a lerem os textos publicado nesta semana: Despedida e De ouvir o vento
  2. para receber esse o boletim toda a semana basta assim como os novos textos em seu e-mail basta entrar em contato assinar newsletter do blog.
Abraços e bom final de semana. Carlos Carreiro

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.