O boletim 23, edição 2, está saindo com um pequeno atraso, mas como diz o ditado antes tarde do que nunca. Tive alguns contratempos e problemas técnicos, os quais espero não se repitam.
A boa notícia é que chegamos a segunda edição com os nossos dois leitores. Além disso, o boletim ganha um nome: boletim 23. A explicação eu deixo para a próxima semana.
Nessa edição, teremos corona vírus, dia mundial do livro, humor e dicas de leitura
(i) corona vírus
Nesta semana, foi divulgado uma notícia mostrando que o número de poluição em algumas cidade da Índia tiveram o número de poluição reduzidos. Faz sentido que com a quarentena e com a redução do trabalho nas fábricas o número reduzisse, o que chama a atenção é o quanto que foi reduzido.
As imagens de satélite mostram que os índices caíram bruscamente. No exemplo abaixo, as imagens da Índia;
Uma das recomendações para uma vida mais tranquila é justamente criarmos um tempo para respirar e descansar. Essa recomendação também parece fazer sentido para o planeta.
A diminuição de uso dos recursos de uma maneira selvagem como estamos fazendo, traz um momento de paz e sossego para os animais, florestas e atmosfera.
(ii) dia do livro
Dia 23 de abril é dia de São Jorge, também é o dia internacional do livro. Quem me conhece sabe o quanto eu amo livros, literatura e a leitura. Aprecio que tenhamos um dia dedicado a um produto cultural que influenciou tanto a história da humanidade.
O livro nos liberta, nos transporta para lugares diferentes e contribui com o nosso desenvolvimento. Sou apaixonados por livros, pelas suas histórias, pelo que eles representam.
Quando li pela primeira vez, um mundo se abriu. Foi também a primeira vez que me senti livre. Abriu os meus olhos, minha percepção. Sei que nunca mais fui o mesmo desde então.
A leitura já me tirou de crises de depressão e tenho sido uma companheira de muitos anos. Os livro digital ou fixo me acompanham.
Não tenho um livro específico para indicar no momento, mas tem uma promoções de livros e das editoras abaixo:
- A Amazon está com até 80% de desconto em livros em uma página dedicada.
- A @companhiadasletras tem um sorteio acontecendo. A promoção foi explicada no instagram da empresa e pode ser vista nesta postagem
- Outra editora que também fez um promoção é a @editorazahar. As informações estão aqui.
(iii) leituras
Se não tenho uma dica de livro, tenho uma dica de texto. Li o artigo da Julia Guimarães Barbosa no Medium. E preciso dizer que texto lindo, fluído e bem escrito.
No texto, ela fala justamente de uma dica de leitura e de histórias que precisam ser compartilhadas. Recomendo O Tempo das Inutilidades
(iv) quadrinhos no instagram
Seguindo as dicas de leitura. A recomendação é a série Confinada de Leandro de Asssis (@leandro_assis_ilustra/) e Triscila Oliveira. Os dois já vinham vindo desenvolvendo um excelente trabalho com a tirinha Santos.
Quando começou a quarentena, decidiram dar uma pausa na série Santos e criaram a Confinada.
Eu tenho adorado as histórias, a crítica e a denúncia. E ela toca na ferida de uma maneira narrativa que faz uma volta, apresentando os dois lados e é fácil reconhecer os discursos das pessoas de bem e das pessoas do bem.
(v) política nacional
Esse não é um blog de notícias, nem de política, mas é difícil ignorar o que acontece em nosso país, a bagunça de nossos governantes.
Em meio a uma crise na saúde, o ministro da saúde foi demitido na semana passada e nesta caiu o ministro da justiça com acusações contra o presidente. A minha pergunta é quem será o próximo? O ministro da economia?
Parece que o nosso presidente está brincando de governar. É um erro após outro. O pronunciamento do dia 24 foi uma vergonha. Ele deixou claro que os interesses do presidente são mais importantes do que os outros. A briga dele e do Moro me lembrou um jardim de infância, quando duas crianças vão reclamar com a professora.
A vontade é de chorar, mas acho que o melhor é rir. Então, vamos de humor. Segue um postagem bem humorado do Adnet sobre o nosso momento.
Nesta semana, a atualização no blog foi com o texto tristeza, que trata de um visita inesperada, mas acolhedora.
Bom final de semana a todos.