Como escrevi mais de 5000 palavras em um dia?
Hoje é o terceiro do diário do NaNoWriMo de 2017. E foi de longe o dia mais produtivo. Estou muito feliz porque escrevi mais de 5000 palavras em um dia. Para ser exato foram 6295 palavras.
Até ganhei uma medalha de 5000 palavras por isso.
Quatro dicas para escrever 5000 palavras em um dia
Como o número de palavras para atingir o objetivo de 50.000 é alto e o tempo é curto, resolvi planejar um método de trabalho, baseado principalmente nos anos anteriores até revisitei um texto meu sobre o assunto: sete coisas que aprendi sobre escrita ao participar do NaNoWriMo.
1) Defina o tempo para escrever
Estabeleci uma séries de sprint para conseguir atingir o objetivo. Um sprint é um termo de uma metodologia para gerenciamento de projetos conhecida com scrum e consiste basicamente em estabelecer um tempo para a execução de atividades.
No meu caso, como já tinha um hábito de escrever em tempos de 40 minutos, estabeleci que faria 6 sprints de 40 minutos no dia de hoje, o que daria mais ou menos 4 horas de escrita.
2) Agende os horários para escrever
Além de definir a quantidade de tempo que reservaria para a tarefa estabeleci também os horários que iria trabalhar no projeto. Eu faço isso, pois fica mais fácil reservar um tempo na agenda e posso me organizar melhor durante o dia.
No meu caso, por exemplo, estabeleci que faria três sprints durante o período da manhã, dois seguidos depois do almoço e um último no final do dia. Funcionou e vou repetir a dose.
3) Definia uma meta para escrever
Além de definir um tempo para escrever e definir horário, estipulei um número de palavras para chegar no dia. A meta definida foi de 5.300 palavras.
Como ela foi atingida e superada, farei as modificações para os próximos dias.
4) Escreva
De nada adiantar você planejar, reservar tempo senão sentar e escrever. Então chegando nos horários, desigue celular, saida da internet, foque e escreva.