O que levar para o Caminho de Santiago? Foi a pergunta que uma amiga me fez há algumas semanas. Essa é uma questão recorrente quando estamos planejando a nossa jornada pelo caminho. Neste post reuni algumas dicas para lhe ajudar nesse processo.
A escolha do que levar para o Caminho de Santiago é totalmente pessoal, influenciada pelo seu estilo e outros fatores. Alguns deles como percurso escolhido, tempo disponível e a época do ano serão tratados mais adiante.
Para começar, se tivesse que dar apenas uma dica para você montar a sua mochila seria esta: leve o menos possível.
As dicas reunidas aqui são baseadas em algumas leituras, mas principalmente em minha experiência. Algumas talvez lhe ajudem, outras não.
Fatores que influenciam a mochila
O percurso
O meu percurso escolhido foi a rota conhecida como o Caminho Francês. É o mais conhecido com uma distância de 800 quilômetros, que começa em em Saint Jean Pied de Port, na França e termina com a chegada em Santiago de Compostela, na França.
A duração do percurso
O duração do percurso depende principalmente de quanto tempo disponível você tem. Eu fiz a caminhada em 30 dias, mas poderia ter feito em menos dias ou mais. Também poderia ter começado em outras cidades com Pamplona, Burgos ou Leon por exemplo. Para receber o certificado de conclusão é necessário ter percorrido no mínimo 100km a pé, mas para desfrutar da experiência não há regras.
Eu tinha a disponibilidade de 30 dias então fiz todo o percurso, mas se você não tem seja flexível. Tente começar em uma cidade mais próxima de Santiago, por exemplo, mas não deixe de viver essa experiência.
A época do ano
Quando fiz o caminho era final de outubro, no meio do outono e foi fantástico. Tinha pouca gente, mas o suficiente para viver ótimos momentos e ainda com a maioria dos albergues ainda estavam abertos. Durante a caminhada tive a sorte de desfrutar de climas diferentes. Peguei muita chuva, dias de frio, inclusive com neve, mas a maioria eram dias com um lindo sol.
O peso da mochila
Uma das recomendações é que o peso da sua mochila seja entre 7 e 10kg, a outra é que se leve no máximo 10% do peso de seu corpo. Se você pesa 70kg, a mochila deve pesar 7kg.
O caminho é também um momento de desapego, de aprendizado é bom estar aberto ao que ele lhe oferecer. Além disso à medida que caminhamos parece que o peso inicial aumenta.
Quando comecei o caminho de Santiago minha mochila pesava cerca de 11kg. Sofri um pouco, mas foi bom porque comecei a desapegar. Ao final, minha mochila pesava cerca de 6kg.
O checklist: o que levar para o Caminho de Santiago
Basicamente eu investiria em um bom par de botas, uma mochila de 45l no máximo, uma jaqueta de duas estações e um saco de dormir, caso você vá ficar nos albergues. Nessa ordem.
Abaixo segue uma lista dos itens que cobre o básico necessário para a sua jornada. Não é necessário levar todos, use a listagem abaixo como um ponto de partida para você montar a sua própria lista do que levar para o Caminho de Santiago.
- Calçados – Um par de botas ou de tênis que sejam confortáveis e de uma qualidade aceitável para aguentar todo o percurso.
- Sandálias – Uma par de sandálias é importante para quando você chegar nos albergues, além disso também são úteis para quando você for tomar banho.
- Mochila – Juntamente com os calçados essa será a sua companheira. Leve uma de acordo com o seu corpo, com capa contra chuva e com bolsos na parte externa.
- Saco de dormir – Os pequenos são mais caros, mas valem o investimento. Além de ocuparem menos espaço também pesam menos. Em muitos albergues é exigido que você tenha saco de dormir, mesmo que não exijam é uma boa você dormir nele por uma
- Uma jaqueta – Escolha uma de acordo com a época do ano, preferencialmente impermeável. As chuvas podem acontecer tanto no verão quanto no inverno
- Tolha de banho – Na maioria dos albergues eles não disponibizam toalhas de banho, portanto leve a sua. Há algumas pequenas que absorvem mais a água e secam mais rápido.
- Sacos de lixo – As chuvas são comuns e uma boa maneira de manter as suas coisa secas dentro da mochila é coloca-las dentro de um saco de lixo, mesmo que você use uma mochila impermeável e com capa de chuva.
- Itens básicos de higiene – Não esqueça de incluir sua escova de dentes, creme dental, sabonete, desodorante e outros itens de sua preferência.
- Roupas – Claro você vai precisar de roupas, mas não muitas. Umas duas mudas de roupas para o dia e uma para a noite será o suficiente.
- Bloco de anotações e caneta – Se você não tem o costume de escrever em diários, é um bom momento para começar
- Garrafinha de água – Leve uma ou duas garrafas de água de 500ml e vá abastecendo nas fontes ao longo do caminho.
- Primeiros Socorros – É interessante ter na mochila algum remédio para dores muscular, para febre e pomadas para dores no corpo. Para as bolhas é recomendável levar linhas e agulha.
Estas são algumas dicas do que levar para o Caminho de Santiago, se quiser saber mais sobre as escolhas de calçados, casaco, mochila e saco de dormir indico o post mais dicas do que levar para o Caminho de Santiago. Se precisar de ajuda extra ou outra dúvida sobre o caminho, não seja tímido, entre em contato, ficarei feliz em ajudá-lo.
Pingback: Caminho de Santiago - Rotas alternativas - Carlos Carreiro