Categorias
escritos Uncategorized

Sete dicas aprendidas sobre escrever no NaNoWriMo

50.268.6260. Sabe o que é isso? É a quantidade de palavras escritas desde o dia 1˚ de novembro, no NaNoWriMo.

O NaNoWriMo é aquele projeto, do qual falei no post anterior, que desafia escritores e aspirantes pelo mundo a fora a escreverem 50.000 palavras em um mês.

Ontem, completou uma semana de escritas. Das palavras escritas, 9.252 são a minha contribuição até para o projeto. 1.662 duas palavras a menos do que eu deveria ter feito.

Talvez eu devesse estar frustrado ou triste com o meu rendimento, mas não estou. É justamente o contrário: em meio ao processo de criação, as ideias surgem a todo momento e a cada dia sinto-me mais envolvido e motivado com a escrita.

Além da motivação, tenho aprendido e posto em prática algumas coisas sobre o hábito de escrever, os quais tem feito a diferença para mim. Quero compartilhar Sete dicas sobre o processo de escrita NaNoWriMo que tem facilitado a minha vida.

1) Saber o que escreve é importante, mas não é vital

Gosto da ideia de ter um plano antes de começar a escrever, mas se você não tem e realmente quer escrever, escreva. A experiência vai lhe mostrar como melhorar a sua ideia.

Quando comecei a escrever no NaNoWriMo, eu tinha apenas uma vaga ideia sobre a minha personagem e sobre o romance. A partir do momento em que comecei a escrever, começo a ter novas ideias e novas perspectivas sobre o enredo. No meu caso, a ideia original já virou uma ideia para um segundo livro, uma sequência.

2) Escrita diária

Escreva diariamente. Não sei quantas vezes já li isso em blogs sobre a arte de escrever ou livros sobre o tema. E saber por que todo mundo fala isso? Por que funciona.

No NaNoWriMo, a sugestão é que você faça atualização diária sobre a quantidade de palavras escritas. E, isso faz com que você tenha que escrever todos os dias. Escrever todo dia faz toda a diferença no processo.

E um aviso, se você é daqueles que precisam de inspiração para escrever, quero lembrar-lhes as palavras ditas por Charles Watson, a inspiração vem do trabalho.

A inspiração vem do trabalho

Escrever diariamente lhe deixa cada vez mais motivado, mais inspiradao para escrever mais e melhor.

3) O tempo para escrever

Se a ideia é escrever diariamente, logo você percebe que precisa de um tempo no seu dia para essa tarefa.

Assim como você tem um tempo dedicado para o trabalho ou para os estudos. É bom pensar na escrita como um trabalho: você precisa reservar um tempo para produzir.

Percebi que para mim o ideal é ter dois tempos de 40 minutos para conseguir produzir a quantidade de palavras necessárias para chegar ao número de 50.000 no final do mês. Cabe a você decidir a quantidade de horas que rende mais.

4) Horário para escrever

Esse terceiro tópico, é mais ou menos uma mistura dos dois primeiros. É que mesmo escrevendo diariamente e reservando um tempo por dia, percebi que se eu não estabelecesse uma rotina, com horário fixos para escrever, não alcançarei o objetivo.

Eu sugiro ter um horário para escrever, pois desta maneira você evita a procrastinação. Nesse horário eu sento e escrevo. Não faço mais nada.

Com um horário reservado você sabe que tem que escrever naquela hora, do contrário você não atingirá a sua meta diária. E isso lhe deixaria cada vez mais longe dos seus objetivos.

5) A meta

Vocês devem ter percebido que falo muito em um objetivo e meta. Talvez seja isso que faz toda a diferença no processo do NaNoWriMo.

Ter a consciência e o comprometimento que precisa entregar 50.000 palavras coerentes em uma história em 30 dias faz toda a diferença.

No meu caso, ajuda também estabelecer metas diárias e continuar escrevendo. E mesmo que não atinja um dia, sei o quanto precisarei me esforçar nos próximos para que consiga chegar na meta.

É a meta também a responsável por lhe manter motivado e focado no seu objetivo.

6) Senso de comunidade

Eu acesso o site todos os dias e tento, sempre que posso, olhar os fóruns. Lá eu posso interagir com outros participantes. E ler a alegria de alguns que estão escrevendo bastante, faz com que eu queira escrever e me esforçar cada vez mais. Isso é contagiante.

Não se trata de uma competição, o único adversário de verdade é você. É você que diariamente se esforçará para escrever melhor, talvez escrever mais; lutar conta a procrastinação, contra a falta de inspiração. É você lutando para mudar o seus hábitos e caminhar em direção ao seu sonho de ser escritor.

No NaNoWriMo, você não esta sozinho. Assim como você há milhares de outras pessoas que sonham em escrever cada vez mais e melhor. E lá tudo parece possível, pois além da prática há a “energia” dos outros participantes.

E aí, ficou interessado? Está pensando em participar? Ainda dá tempo para encarar esse desafio, vá no site do NaNoWriMo, faça sua inscrição e comece agora mesmo.

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.