Categorias
filmes

Food Choices: um documentário sobre alimentação saudável

É possível ter uma alimentação saudável sem comer carne? É possível se alimentar bem com pouco dinheiro? Uma dieta vegana é mais saudável? Vale a pena comprar produtos não orgânicos? Qual é o impacto do consumo de carne para o nosso meio ambiente?

Essas são algumas perguntas feitas e respondidas pelo documentário Food Choices. O filme faz uma jornada por meio de entrevistas a pesquisadores, médicos e especialistas para responde-las. Tendo como o objetivo principal trazer informações sobre uma alimentação saudável.

Food Choices - Alimentação Saudável
Divulgação: Food Choices

A questão da carne

No início, pode parecer mais um daqueles documentários para tentar convence-lo a não comer carne, mas não se engane. Não seria justo rotula-lo dessa maneira, pois o filme vai além da discussão de comer carne ou não.

Food Choices é sobre comida de uma maneira mais ampla e profunda. É sobre como nos relacionamos com ela. É sobre ter informação sobre o que comemos.

A opinião de não comer carne é explicita e defendida por muitos, porém os argumentos são em busca de uma alimentação mais saudável. Food Choices não condena quem come carne e o objetivo não é esse. Há problemas no alto consumo de carnes e a mensagem é a de que com informação é possível fazer melhores escolhas.

Não espere ver quantidades e quantidades de cenas sobre matança de animais para tentar lhe sensibilizar. Há algumas, mas são poucas. É mais um convite para refletirmos sobre a matança desenfreada de animais para o nosso consumo. Elas são apresentadas com muita cautela, pois o objetivo não é lhe chocar com cenas. Mas sim, trazer informações sobre as consequências de ter um enorme bife no prato. E os impactos que isso pode causar vão além da sua saúde.

Food Choices: informação para uma alimentação saudável

Para promover melhores escolhas sobre alimentação saudável, o documentário busca reunir o maior número de informações sobre comida em diferentes aspectos. São abordados as questões como saúde, o impacto econômico. As consequências de um determinado alimento para a sociedade, para o meio ambiente e as questões políticas envolvendo a alimentação.

Assuntos como o consumo de vitaminas em comprimidos e omega 3 também são trazidos. Esses assuntos são tratados por especialistas e nos dão uma visão mais ampla. E isso, nos permite ver e questionar o que esta envolvido em tanta informação ao redor de uma vida saudável.

O ponto central de Food Choices é o que sabemos sobre comida e como podemos nos alimentar melhor com mais informação. Um dos médicos afirma que uma alimentação vegana não é necessariamente mais saudável. Afinal de contas você pode comer batata fritas e coca-cola todos os dias e isso não lhe fará mais saudável.

A brincadeira é feita para mostrar a importância da informação sobre as escolhas que fazemos quando nos alimentamos e como isso impacta a nós e ao mundo.

Informação técnica e econômica

Além de informação sobre alimentos e nutrição, o documentário também apresenta números de outras esferas. São mostrados dados sobre os interesses econômicos das industrias farmacêuticas. E como há um lobby para promover estudos acadêmicos sem o necessário teor científico.

Outro tipo de análise econômica que chama a atenção em Food Choices é o da logística. Há uma comparativo relação ao custo de produção e logística, envolvendo também os custos para o meio ambiente.

É interessante observar esses dados porque quando falamos em escala industrial, os custos da terra, da poluição do ar e dos rios são negligenciados. As empresas não levam esses custos em consideração em seus relatórios de desempenho e quem paga por isso somos todos nós.

O documentário é uma fonte de informações, mesmo que você ame o churrasco no final de semana e não imagina tirar o bacon do cardápio. Não se trata de não comer carne, mas sobre uma comida de qualidade, queira você emagrecer ou apenas ter uma vida mais saudável.

The Food Choices é um raio-x em todo o sistema que envolve a nossa alimentação, desde o campo até a mesa de nossas casas. E faz isso mostrando todas as etapas: plantação, industria, logística, marketing, política, estudos, supermercados e as escolhas individuais.

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.