Categorias
escritos

Como vencer o bloqueio criativo? Meu Segundo dia do NaNoWriMo 2017

Não sei se é bloqueio criativo, mas este ano a escrita do NaNoWriMo tem sido mais complicada do que nas edições anteriores.

Eu criei cinco introduções de histórias para este ano, cada uma com cerca de 1.000 palavras em media e desisti de cada uma. Não conseguia avançar depois disso.

Não é que as ideias não fossem boas. Acredito que são boas ideias e espero desenvolve-las, tão longo termine o mês. Porém, não tinha o que chamo de fôlego para um romance, no máximo uma novela com 12.000 ou 15.000 palavras.

Outro problema que presenciei este ano e ainda presencio refere-se aos personages. Percebi que alguns personagens não estavam prontos para nascer. Aprendi que uma personagem prematura necessita de mais cuidado e tempo para ser desenvolvida.  Bem, não disponho nisso no NaNoWriMo.

A única saída é continuar tentando. Como disse ontem, acredito que a inspiração vem do trabalho e uma hora teria a ideia que teria uma personagem pronta para nascer e uma história que rendesse as 50.000 palavras.

Técnica para vencer o bloqueio criativo

Resolvi recomeçar novamente hoje, mas com uma técnica diferente: pensar no final do livro. Eu diria que é um meio termo entre planejar o texto ou deixar ele ir me levando. Lembrei que foi isso que fiz nas edições anteriores e acho que era o que faltava.

Tenho a ideia para o livro chegar até a metade dele e mais alguns capítulos, mas ainda não sei o final, nesse meio tempo vai depender mesmo é dos personagens, das forças que eles vão ganhando de muito trabalho.

Gráfico de produção do Nanowrimo (20/11/2017)
Gráfico de produção do Nanowrimo (20/11/2017)

O número de palavras esta muita aquém do que deveria, mas estou confiante. Ao recomeçar hoje já consegui atingir 2.029 palavras, sei que vou precisar de mais 48.000 e quase 5.000 por dia, mas tenho confiança.

No ano passado tivem dias em que escrevi quase 10.000 palavras por dias. E agora que estou certo de onde quero chegar, o caminho parece claro, só preciso pegar a freeway e acelerar para chegar a tempo.

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.