Categorias
filmes

American Anarchist

Como você se sentiria se fosse responsável pela morte de milhares de pessoas? Como você se sentiria se escrevesse um livro sobre matar? American Anarchist (Anarquista Americano) é documentário que conta a história do autor de um dos mais polêmicos livros já publicados: a cozinha do anarquista.

Em 1971, o jovem de William Powell escreveu o livro The Anarchist Cookbook (A cozinha do anarquista). O conteúdo do livro faz um descrição sobre drogas, armas letais, sabotagem e, o que o fez mais famoso, como fazer bombas.

A obra tem sido associado com uma quantidade de atentados com bombas e armas de fogo no EUA e no mundo desde sua publicação.

Embora, tenha no nome a palavra anarquista, o livro não trata de um manual anarquista ou com tal pensamento. Muitos grupos anarquistas discordam do conteúdo do livro e o criticam por não se tratar de um livro escrito por um anarquista ou conter o pensamento filosófico do anarquismo. O mesmo vale dizer do documentário.

Documentário American Anarchist

American Anarchist
Divulgação: capa do documentário

O documentário American Anarchist (O Anarquista Americano) traz o autor do livro, décadas depois de te-lo escrito. A sinopse do filme diz-se traçar um perfil do autor do livro, mas é mais justo dizer que se trata de apresentar ao público a visão que o William tem sobre a publicação do seu livro.

Uma das justificativas que o levou a escrever o livro foi disseminar a informação em um momento da história dos EUA em que o governo estava abusando de violência com os cidadãos. Outra motivação vem de um artigo publicado no The Guardian:

Minha motivação naquele tempo era simples: eu estava sendo perseguido pelo exército americano, o qual parecia de uma só vez determinado a enviar-me para lutar, e possivelmente morrer, no Vietnã (William Powell – tradução livre).

No documentário, esse lado é mais explorado por meio das entrevistas que buscam responder como o autor se sente hoje, com o impacto que o seu livro teve ao redor do mundo. E sua responsabilidade pela obra.

Ao longo dos 80 minutos, nos deparamos com o atual trabalho de William Powell, percorremos parte de sua infância e e seguimos a busca em entender como ele se sente pela publicação de um livro sobre a fabricação de bombas.

Embora, na sinopse, diga que William Powell tem vivido com arrependimento pela publicação da obra, não me pareceu que houvesse remorço pela publicação, pelas mortes sim, mas não pela publicação.

O Anarquista Americano parece ser uma piada ou ironia, pois nada há de anarquismo na fala de William. Talvez a única referência seja a rebeldia de um adolescente e sonho de que poderia mudar o mundo.

No final, a sinopse parece estar certa mesmo. É mais um perfil sobre o autor do livro do que um documentário sério sobre o anarquismo ou uma investigação sobre a influência do livros.

Recebe Atualizações Semanais

Assine agora e receba um e-mail com o boletim semanal com dicas e atualizações do site.

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.